3 de jan. de 2015

Livro Formação de Professores Raça/Etnia: Reflexões e Sugestões de Materiais de Ensino em Português e Inglês

O Livro "Formação de Professores Raça/Etnia: Reflexões e Sugestões de Materiais de Ensino em Português e Inglês", colabora com a efetivação da implementação do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as instituições de Educação Básica (públicas e privadas). O livro também colabora com a implementação de algumas práticas cidadãs enfatizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O livro é formado por três partes. 

• Primeira parte: textos reflexivos acerca de formação de Professores e raça/etnia, e sua intersecção com ensino crítico, cidadania, identidade, teoria racial crítica e educação anti-racista (para propiciar aos professores, cursos de formação de professores, formação continuada de professores algumas sugestões de reflexão acerca do tema). 

• Segunda parte: sugestões de materiais de ensino (50 atividades)para serem utilizadas no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As temáticas sugeridas são: racismo, raça/etnia, diferença/diversidade cultural, identidade e cidadania (para que os alunos tenham um espaço democrático de discussão e, assim, construir, através da reflexão, um comportamento em prol da igualdade étnico-racial, práticas cidadãs e justiça social, dentro e fora do sistema escolar). 

• Terceira parte: igual à segunda parte, no entanto os textos estão escritos em Língua Inglesa (para utilizar nas aulas de Língua Inglesa - 50 atividades). 

Todos os materiais de ensino que se encontram neste livro foram pilotados (testados) por professores de Língua Inglesa, Língua Portuguesa/Literatura, Artes, Educação Artística, História, Filosofia, Geografia, Matemática, Ciências e Educação Física, professores da Educação Infantil e Professores do 1o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental. 

148 páginas. 
ISBN: 85-98475-55-6.

Adquira o livro com a Editora Estúdio Texto

Referência:

Ferreira, Aparecida de Jesus.Formação de Professores Raça/Etnia: Reflexões e Sugestões de Materiais de Ensino em Português e Inglês (2a. Edição). Cascavel: Editora Assoeste, 2006. ISBN: 978-85-99994-10-8